Monique Aparecida Voltarelli
Diversidad en la infancia,
Ediciones Complutense,
Vol 1 (2017),
Observa-se que o campo dos estudos sociais da infância tem obtido um aumento significativo na produção e pesquisa sobre as crianças e a infância em âmbito nacional e internacional. Assim que, a realização do Seminário Internacional Infâncias Sul Americanas evidenciou as investigações desenvolvidas sobre a infância no âmbito sul americano objetivando fortalecer a rede de pesquisadores e profissionais que tem se engajado ao campo. Para este texto apresenta-se a configuração do seminário demonstrando os indicativos relacionados ao grande interesse de pesquisadores, professores, estudantes sobre temas como crianças nas cidades, infâncias no contexto sul-americano, políticas sociais, e participação infantil. Por meio de debates, trocas e compartilhamento de investigações sobre a infância e as crianças nos diversos contextos geográficos, culturas e sociais, o seminário apontou que a luta pela efetivação das crianças como sujeito de direitos e pela garantia de espaços que possibilitem a participação das crianças no âmbito social, político e urbano ainda se configuram como um desafio e que há um longo caminho a ser percorrido para que se reconheçam as crianças como sujeitos sociais.
es una revista interdisciplinaria e iberoamericana, cuyo objetivo es promover el conocimiento científico sobre las vidas de los niños, niñas y adolescentes, principalmente en el ámbito español, portugués e iberoamericano y orientado en la línea de los nuevos estudios de infancia.
© 2017. Universidad Complutense de Madrid
Está permitida la difusión y reproducción no comercial de este artículo siempre citando al Autor, a la Revista Sociedad e Infancias y a Ediciones Universidad Complutense.
Con el Patrocinio de Aldeas Infantiles SOS y Asociación GSIA